Reformas da Pós-Graduação

Publié le par Fórum da Ocupação

Ontem, 29/11, realizamos reunião para discutir as reformas regimentais propostas para a Pós-Graduação encaminhadas pelo pró-reitor de Pós-Graduação, senhor Armando Corbani Ferraz, e que já conta com alguns defensores, sendo a senhora Paula Monteiro um dos maiores entusiastas do flagelo que pode representar esta reforma. Após breve relatoria que fizemos da reunião ao Fórum, recebemos e-mail de uma colega. Achamos por bem publicá-lo, uma vez que reflete bem a perplexidade e indignação que esta reforma e outras nos tem provocado, em especial pelo caráter impositivo e sorrateiro que elas chegam.
Na mensagem que reproduzimos omitimos os nomes,  tendo em vista que nossa colega não queria que publicássemos o e-mail, mas autorizou desde que tirássemos os nomes.
Assim que concluirmos os estudos sobre as propostas de mudanças regimentais, publicaremos no blog.


Ricardo:

Agradeço enormemente o seu relato. Estamos fodidos! Nunca fui de violência, mas sinceramente, começo a pensar em resistência violenta contra estas medidas. Desse jeito a graduação vai pro saco mesmo e a pós também. Os professores de mentalidade colonizada que apostam ou aceitam calados essa reforma de barbárie são uns idiotas, pois isso não vai garantir nenhum centro de excelência em pesquisa a la Norte América na USP, por exemplo, e nenhuma eficácia na produção de pesquisa – quem vai fazer pesquisa na pós saindo de uma péssima graduação? (Aliás isso já é difícil hoje, pois sabemos que o aluno que costuma ir pra pós, normalmente, já fez iniciação ou passou, por exemplo, por alguma forma de treinamento eficaz tanto simbolicamente quanto "cientificamente", seja os famigerados Pets da vida ou qualquer outro grupo de pesquisa). Diga para mim! Eles estão loucos!!!! É um desmonte descarado, mas além disso é burro. O neoliberalismo no Brasil é pior do que em qualquer outro lugar do mundo, pois ele é refinadamente composto por esta mentalidade de periferia carniceira!!!!! Um dia conversei com a prof.ª ******* e ela me disse (algo que estou de acordo). Até nos Estados Unidos, os caras se preocupam com a situação do merda do aluno da graduação. Isso não é filantropia neoliberal! É porque eles querem gente boa pra fazer pesquisa. isso é estratégia neoliberal. (Algo óbvio para qualquer pessoa que saiba contar ou calcular o básico do básico).
Se esta reforma passa mesmo, quem é que vai para pós? Um aluno ferrado? Sem formação, ops! Sem formação todos nós já estamos. Mas sem treinamento? Diga lá? Então, o aluno da graduação terá que freqüentar como ouvinte os seminários de pesquisa promovidos pela nossa menina dos olhos - o Cebrap? Ou será que essa gente da graduação terá de ir pra Casa do Saber? Que elite é essa que eles querem pra fazer pesquisa? Pois ela vai ter que se treinar em algum lugar, não? Ou o aluno dá pós já nasce sabendo. Já tem o "don" da pesquisa? Herança dos pais?
Peço desculpas pelo longo desabafo aqui da ilha.
Tarefa difícil pra mim... Ainda mais quando fico sabendo dessas coisas.

A palavra-chave deve ser NÃO PASSARÁ!? Se precisar a gente tem é que jogar bomba, sei lá! Isso não é bom nem pro tucanato regente na nossa Faculdade...
Paro por aqui, me descontrolei.

Bjs de boa noite. A graduação está em ruínas e a pós também!

********

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article