Regras jornalísticas sobre o Oriente Médio

Publié le par Fórum da Ocupação

Regras jornalísticas sobre o Oriente Médio

 

Doze regras de redação da grande mídia internacional quando a notícia é sobre o Oriente Médio:

1. No Oriente Médio, são sempre os árabes que atacam primeiro e sempre Israel que se defende. Esta defesa chama-se "represália".

2. Os árabes, palestinos ou libaneses não têm o direito de matar civis. Isto se chama "terrorismo" .

3. Israel tem o direito de matar civis. Isto se chama "legítima defesa".

4. Quando Israel mata civis em massa, as potências ocidentais pedem que seja mais comedida. Isto se chama "reação da comunidade internacional" .

5. Os palestinos e os libaneses não têm o direito de capturar soldados de Israel dentro de instalações militares com sentinelas e postos de combate. Isto se chama "seqüestro de pessoas indefesas."

6. Israel tem o direito de seqüestrar a qualquer hora e em qualquer lugar quantos palestinos e libaneses desejar. Atualmente, são mais de 10 mil presos, 300 dos quais são crianças e 1000 são mulheres. Não é necessária qualquer prova de culpabilidade. Israel tem o direito de manter seqüestrados presos indefinidamente, mesmo que sejam autoridades democraticamente eleitas pelos palestinos. Isto se chama "prisão de terroristas" .

7. Quando se menciona a palavra "Hezbollah", é obrigatório que a mesma frase contenha a expressão "apoiado e financiado pela Síria e pelo Irã".

8. Quando se menciona "Israel", é proibida qualquer menção à expressão "apoiado e financiado pelos EUA". Isto pode dar a impressão de que o conflito é desigual e que Israel não está em perigo de existência.

9. Quando se referir a Israel, são proibidas as expressões "territórios ocupados", "resoluções da ONU", "violações dos direitos humanos" ou "Convenção de Genebra".

10. Tanto os palestinos quanto os libaneses são sempre "covardes", que se escondem entre a população civil a qual "não os quer". Se eles dormem em suas casas, com suas famílias, a isto se dá o nome de "covardia". Israel tem o direito de aniquilar com bombas e misseis os bairros onde eles estão dormindo. Isto se chama "ação cirúrgica de alta precisão".

11. Os israelenses falam melhor o inglês, o francês, o espanhol e o português que os árabes. Por isso, eles e seus apoiadores devem ser mais entrevistados e ter mais oportunidades do que os árabes para explicar as presentes 'regras de redação' (de 1 a 10) ao grande público. Isso se chama "neutralidade jornalística" .

12. Todas as pessoas que não estão de acordo com as 'regras de redação' acima expostas são "terroristas anti-semitas de alta periculosidade" .


(Texto de autor francês desconhecido, enviado por leitor ao blog da Agência Carta Maior)

Commenter cet article

proofreading services 20/02/2012 14:18

This tips will help to make the article interesting for any reader.

Laurent Guerinaud Photography 11/12/2009 17:41


Bonjour,

Je vous écris pour vous informer que l'ensemble des blogs d'Over-blog ne sont plus accessibles depuis le Brésil, pour une raison inconnue.

Ayant moi-même un blog, et une majorité de lecteurs au Brésil, j'essaye d'alerter les autres bloggers, à la fois pour qu'ils soient au courant, et éventuellement pour qu'ils se manifestent aussi
afin qu'Over-Blog prenne en charge ce problème rapidement.

Si vous avez des lecteurs au Brésil, sachez donc qu'ils ne peuvent plus accéder à votre blog. Ce problème ne concerne pas ceux qui se connectent depuis la France.

N'hésitez pas à vous connecter sur le forum d'aide d'Over-blog pour prendre connaissance du problème et vous manifester.

Voici l'URL du sujet concernant ce problème : http://forum.over-blog.com/thread-2674771-19.html#19

Cordialement,
Laurent


----

Bom dia,

Te escrevo para avisar que os blogs de Over-blog não funcionam mais no Brasil. Não da para saber porque, mas abri um topico no forum de ajuda do Over-blog, e aviso os outros bloggers afim que se
manifestem para que Over-blog corrija o problema.

O topico: http://forum.over-blog.com/thread-2674771-19.html#19

Abraços,
Laurent